Com alcance nacional, portal permite que os corretores ofereçam seus serviços ao mesmo tempo em que são avaliados pelos clientes
Depois de compras, restaurantes e hotéis, chegou a vez dos clientes utilizarem a internet para avaliar e escolher seus corretores de imóveis. É o que propõe o Movia, um portal imobiliário criado por uma empresa carioca com o objetivo de reunir informações e ranquear profissionais que realizam transações de compra, venda e aluguel de imóveis em todo o Brasil.
Após dois anos como um projeto piloto, o portal foi lançado no final de março deste ano pelos sócios Marcus Moraes e Eduardo Pradal, que investiram R$ 4 milhões no negócio, com a participação de um terceiro investidor . A ideia é possibilitar que o cliente e os incorporadores possam escolher o corretor que irá assessorá-los na procura e compra do imóvel baseados em um perfil que contenha sua formação, histórico profissional e de negócios realizados, além da avaliação feita por outros clientes sobre o serviço prestado.
Há três meses oficialmente no ar, o Movia conta com 38 mil corretores de mais de 500 cidades do Brasil em sua base de dados. Destes, seis mil estão ranqueados e com seus cadastros disponíveis aos clientes. A meta dos sócios é chegar ao final de 2015 com cem mil corretores ranqueados. Oferecer maior autonomia e criar uma rede de contatos entre os corretores também está nos planos futuros da empresa. “A ideia não é ser uma rede social e nem competir com os classificados de imóveis, mas ser uma ferramenta profissional que complemente o serviço de escolha do corretor e valorize sua atuação”, explica Moraes que, diretor-geral do Movia.
Rede de corretores
Para ter o seu perfil disponível ao clientes, o corretor precisa se cadastrar gratuitamente no portal. A primeira exigência é a apresentação do registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Então, o corretor preenche uma ficha com seus dados pessoais, foto, formação e experiências profissionais, além da região onde atua, negócios e visitas que atendeu pelo portal. Todas essas informações são avaliadas e ranqueadas pelos próprios clientes. “O ranking tem três pilares: o que o corretor é; atividades que realizou no ambiente do portal; e o que dizem dele.
Depois de assessorar determinado negócio, o corretor declara, por exemplo, que vendeu para tal pessoa e a convida para confirmar a venda, avaliar ou dar seu testemunho sobre o atendimento realizado”, conta Moraes.
A partir do ranking, o cliente pode selecionar gratuitamente o corretor para atendê-lo baseado nestas informações e na região onde ele atua, o que torna a busca mais assertiva. Para quem busca um imóvel em Londrina, por exemplo, serão listados os corretores que trabalham na cidade. Segundo o diretor-geral, o portal ainda está na fase de captação dos corretores e, dentro de um mês e meio, mais ou menos, estará com um visual mais convidativo aos corretores e clientes.
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