Não ter receio de informar ao cliente sobre os valores reais do imóvel é um dos pontos chave da captação.
Os imóveis podem ser até os mesmos nas características. O que difere são as estratégias para comercializá-los. A captação de imóveis, se bem feita pelo corretor de imóveis, aumenta as chances de comercialização de imóveis usados.
“O corretor deve tomar muito cuidado ao fazer levantamento de preços, pois existem muitos anúncios com preços superfaturados, ou seja, preços fora da realidade. Assim, devemos pesquisar os preços informados não só em jornais e internet, mas, também, em cartórios e pelo boletim da conjuntura imobiliária,” explica Barreto.
Falar ao proprietário que o preço do imóvel vale X, quando o mesmo pensa que vale o dobro é uma situação delicada. Porém, o corretor deve ter ciência que é a sua própria imagem que está em jogo e é importante agir com verdade e ética.
“Não podemos simplesmente afirmar um preço só para agradar o ego do proprietário. É importante informar, ao cliente, o valor da avaliação do imóvel e verificar qual o valor que ele estava imaginando. Desta forma, a autorização deve conter dois valores: a avaliação feita pelo corretor e o valor autorizado, pelo cliente proprietário, para a venda. Assim, no futuro, o corretor estará respaldado pela seriedade e profissionalismo apresentado pelo documento. O proprietário perceberá isso no momento em que surgirem as propostas ou comentários dos clientes compradores”, afirma o corretor de imóveis.
Saber se vender e se colocar no lugar do cliente também faz parte do processo de captação. “O corretor deve aprender, primeiramente, a se vender aos olhos clínicos do dono do imóvel, mostrando suas posições, ética, responsabilidade, experiência e, fundamentalmente, a realidade em que se apresenta o mercado imobiliário”, finaliza.
Dicas para facilitar a captação de imóveis
Você sabe qual é o real valor do seu imóvel?
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