Na indústria de softwares (programas de computador), utilizamos o termo “software de prateleira” para definir o programa de computador genérico que se aplica a inúmeros negócios. O problema é que, por ser genérico, muitas funções úteis não são implementadas e outras desnecessárias estão ali e não são utilizadas. É a solução mais barata, mas nem sempre é a melhor.
Você consegue estabelecer uma relação entre o que eu falei agora e a maioria dos corretores de imóveis? Pense comigo: O mercado está repleto de corretores, mas muitos se comportam como genéricos, ou seja, atendem todos os clientes da mesma maneira. São corretores de uma única solução: “O meu jeito é esse e o cliente precisa se adaptar”. Se você pensa assim, me desculpe, mas seu futuro na área imobiliária não será muito promissor.
Este tipo de corretor é a solução mais barata: os custos são menores e o nível de exigência também. Mas os resultados que ele traz para a imobiliária/construtora são ruins, pois ele é exatamente preparado para isso: atender todos os clientes da mesma maneira, oferecer soluções prontas e nada mais além disso. Este é o corretor de prateleira. Ele vem pronto e sua função é repetir a operação que ele aprendeu. “Pensar na melhor solução para o cliente” não faz parte de suas funcionalidades.
É o tipo de corretor mais fácil de encontrar. Ele está por aí, em toda parte. É como aqueles produtos instantâneos: você coloca no micro-ondas, espera 3 minutos e aí sai um corretor de imóveis para satisfazer a necessidade momentânea do cliente. Se sua empresa quer se enganar: “perder clientes e vender um ou outro produto para se manter”, então essa é a solução certa.
Então, pergunto: Você é “corretor de prateleira” ou “profissional do mercado imobiliário”? Como você quer ser reconhecido pelo mercado? Como você quer ser remunerado? Como você deseja que seus clientes lhe tratem? Se você quer ser um “corretor de prateleira”, parabéns, você está pronto e não precisa fazer mais nada. Agora, se você quer ser um profissional do mercado imobiliário, então é preciso ter conhecimento, habilidades e atitudes para atender o maior patrimônio da empresa: o cliente.
André Vinícius é palestrante de vendas, consultor e escritor.
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