Não é o que você diz, mas como você a diz. Há inúmeras maneiras de dizer algo a alguém e se não nos atentarmos, estas podem conduzir a mal entendidos e resultar em ofensas. Tenha clara a necessidade de dizer a coisa certa da maneira certa.
A importância do bom relacionamento interpessoal não pode ser subestimada, pois você está tentando negociar um resultado mutuamente satisfatório. Mesmo a oferta mais generosa pode ser rejeitada quando o receptor se sente menosprezado ou ofendido.
Mostre sempre a polidez e cordialidade que é de se esperar em vendedor persuasivo. Pense antes de falar e tente antecipar possíveis reações negativas. Não use expressões que possam ser mal interpretadas como: teimoso ; estúpido; você está errado.
Respeito cabe bem em qualquer lugar, com certeza se encaixa feito uma luva em uma negociação, por tanto, trate sempre a outra parte de forma educada. Dissolva as divergências de maneira delicada e eficiente ao invés de responder de maneira que pareça um ataque pessoal. Isso fecha portas e põe o outro em posição contrária a você, tornado mais difícil à obtenção do resultado almejado.
Por exemplo, uma resposta a uma oferta inaceitável pode ser "Agradecemos seus esforços para resolver esta questão, mas ainda temos um longo caminho a percorrer", em vez de uma observação pessoal, como 'Essa oferta é um insulto à minha inteligência. "
Seja agradável, confiante, mas profissional. Aprenda os nomes e os use. Não use apelido se você sentir que a pessoa pode se sentir ofendido. Observe a tonalidade em que fala, ela pode ser mal interpretada, pode levar o outro a achar que você está falando com um tom condescendente ou está com raiva.
Não torne pessoais as diferenças existentes, para isso não use pronomes pessoais, como por exemplo:” A sua opinião”, ao invés,” a idéia apresentada”, aproveite para enfatizar a necessidade de cooperação. Chegar a um denominador comum é o objetivo de ambas as partes.
Tenha cuidado ao expressar opiniões independentes. Comentário sobre times, por exemplo, podem por a outra parte indisposta se esta parte torce pelo adversário e é grande fã do mesmo.
Nunca faça comentários negativos sobre outras pessoas. Tenha especial cuidado para não fazer comentários negativos sobre qualquer pessoa envolvida no processo de negociação. Isso é de uma indiscrição imperdoável e faz você perder toda a credibilidade.
Mas se é o outro lado que é descortez mantenha a calma, nem sempre é fácil, mas continue sendo educado, no mínimo você irá por o seu profissionalizmo em destaque.
O negociador ofendido pode resistir a cada oferta, não por causa da justiça ou lógica envolvida, mas por causa dos sentimentos de mágoa causadas pela observação. O importante que não perder de vista que somos profissionais, mas sobre tudo pessoas dotadas de sentimentos e como tal merecemos ser tratados.
0 Comments:
Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita