Ter habilidade interpessoal
pode ajudar muito no crescimento da carreira. Entretanto, alguns profissionais
encontram dificuldade de desenvolver este tipo de competência.
Para o sócio-fundador da Alliance
Coaching, Pablo Aversa, o segredo é buscar se relacionar bem com todo tipo de
pessoa.
“Todos nós sabemos que, para
ser efetivo no mundo corporativo, é necessário construir sólidas pontes ao
nosso redor. O mais importante é segurar ou neutralizar possíveis reações
pessoais e se concentrar primeiro nos outros”.
Dez dicas
Pensando nisso, o
especialista apontou 10 dicas que podem ajudar no desenvolvimento de
habilidades no relacionamento interpessoal. Confira abaixo:
Coloque-se no lugar do
outro: cada pessoa é diferente da outra. Existe, portanto, uma
riqueza de variedade e diversidade de indivíduos. O principal, para fazer
qualquer coisa importante no mundo corporativo, é a capacidade de ver as
diferenças nas pessoas e saber utilizá-las para o bem da organização. Ter
habilidade no relacionamento interpessoal é encontrar a pessoa que fará o que
você deseja que seja feito.
Adapte a sua abordagem:
você conhece pessoas arrogantes? Insensíveis? Distantes? Ocupadas demais para
dar atenção? Com pressa de discutir a própria pauta? Mas... e você? Oferece
respostas, soluções, conclusões, declarações ou simplesmente dá ordens rápido
demais durante uma interação? Este tipo de comportamento é comum em pessoas que
não ouvem. Interprete o seu público. Para uma melhor abordagem, selecione sua
abordagem interpessoal focando no outro, em vez de ter como ponto de partida
você mesmo. Sugestão: pense em cada interação como se a outra pessoa fosse um
cliente que você quer conquistar. Como você criaria uma abordagem efetiva?
Gerencie os primeiros três
minutos: administrar os três minutos iniciais é vital. Tente
ficar aberto e acessível para receber a maior quantidade de informação possível
no começo da interação. Isso significa deixar os outros à vontade para que
possam compartilhá-la. Ou seja, significa iniciar uma boa relação com os
colaboradores, ouvir, compartilhar, entender e oferecer um ombro amigo. Quanto
mais você deixar que deem o primeiro passo e falem no início da interação, mais
você saberá sobre elas para poder adaptar sua abordagem. Isso não tem preço.
Ouça ativamente:
pessoas com habilidade nos relacionamentos interpessoais são boas ouvintes.
Elas ouvem para compreender e recebem as informações para escolher melhor a
própria reação. Ouvem sem interromper e fazem perguntas para ter um
esclarecimento maior. Não julgam imediatamente: a impressão poderá vir depois.
Fazem que sim com a cabeça e reafirmam o que a outra pessoa disse, para mostrar
que compreenderam. Podem até mesmo fazer anotações. Ouvintes ativos obtêm mais
dados.
Fale mais de si mesmo:
fale o que pensa sobre um tema corporativo e pergunte pelo ponto de vista dos
demais. Repasse algumas informações que considera que ajudarão os outros a
trabalhar melhor ou ampliar seus horizontes. Revele mais coisas sobre si.
Revele coisas que as pessoas não precisam saber para fazer um bom trabalho, mas
que podem ajudá-las a se sentir valorizadas. Invista tempo e energia para saber
e se lembrar de coisas importantes sobre as pessoas ao redor das quais, para as
quais e com as quais você trabalha. Tome conhecimento, se possível, de três
coisas sobre todos – seus interesses, seus filhos ou um assunto sobre o qual
possam conversar além da pauta corporativa. Estabeleça temas sobre os quais
possa conversar com cada uma das pessoas com quem trabalha e que transcendam as
interações estritamente profissionais.
Administre a linguagem não
verbal: manter o olho no olho, concordar com a cabeça
quando o outro está falando, além de falar com ritmo e de maneira agradável,
faz uma enorme diferença no processo interativo. Esforce-se para eliminar os
hábitos inconvenientes, tais como falar rápido demais e de maneira forçada,
usando palavras fortes ou uma linguagem carregada, e evite entrar em muitos
detalhes. Tenha sempre cuidado ao dar sinais de falta de interesse, como olhar
para o relógio, mexer em papéis ou lançar olhares de impaciência do tipo
"estou ocupado".
Abrace as diferenças: há
quem fique à vontade e seja eficiente diante de algumas pessoas, mas não de
outras. Alguns podem ficar calmos com os colaboradores diretos, mas sentem-se
tensos diante da alta gerência. O que as pessoas com quem você se sente à
vontade têm em comum? E aquelas com as quais não se sente à vontade? É o cargo?
Estilo? Sexo? Os princípios da habilidade nos relacionamentos interpessoais são
os mesmos, independentemente do público-alvo. Diante dos grupos com os quais
não se sente à vontade, faça o mesmo que faz diante daqueles com os quais se
sente confortável. É simples assim. E os resultados geralmente serão os mesmos.
Tome a iniciativa:
você é tímido? Geralmente hesita e deixa os outros assumirem o comando?
Sente-se vulnerável demais? Tem medo de como os outros vão reagir? Não está
plenamente confiante das suas habilidades sociais? Estenda a mão primeiro.
Mantenha o contato visual. Faça a primeira pergunta. Pratique num ambiente de
baixo risco, conversando com estranhos fora do local de trabalho. Estabeleça
uma meta de conhecer pessoas novas em todas as reuniões sociais e descubra o
que você tem em comum com elas. A única maneira de as pessoas saberem que é
tímido e está nervoso é se você demonstrar isso. E não deixe de observar o que
os extrovertidos fazem que você não faz. É sempre um aprendizado ver e praticar
esses comportamentos.
Lide habilmente com quem
você não gosta: o que os demais enxergam nessas pessoas para
acabar gostando delas? Que aspectos positivos elas têm? Existem interesses em
comum com elas? Faça o que fizer, não deixe transparecer o que pensa. Coloque
suas opiniões sobre elas de lado, concorde com a cabeça, faça perguntas e
resuma o que foi dito, da mesma forma que faria com qualquer outra pessoa. Não
permita que ninguém seja capaz de distinguir se são seus amigos ou não.
Use e abuse do aikidô:
pratique o aikidô, a arte milenar de absorver a energia do adversário,
utilizando-a a seu favor para dominá-lo. Deixe o outro lado desabafar suas
frustrações, mas não reaja diretamente. Lembre-se de que, geralmente, a pessoa
que revida é a que acaba tendo mais problemas. Não reaja. E não julgue. Quando
o outro lado tomar uma posição rígida, não a rejeite. Separe a pessoa do
problema. Quando alguém atacá-lo, reformule a frase como um ataque ao problema.
Em reação a propostas irracionais, falta de resposta a uma pergunta ou mesmo
ataque, você tem sempre a opção de ficar calado. Geralmente, elas respondem
falando mais, deixando um pouco de lado a posição que assumiram, ou ao menos
revelam seus verdadeiros interesses. Muitas vezes, os desabafos sem limites e a
sua compreensão são o bastante para diminuir o conflito.
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