O aumento das vendas se reflete no ritmo de comercialização, de 21,8%, medido pelo indicador de desempenho Vendas Sobre Oferta (VSO). Vale lembrar que esse indicador representa a relação do total de unidades comercializadas no mês com a oferta existente no mesmo período (Vendas/Oferta em porcentagem).
Celso Petrucci, economista chefe da entidade, ressalta a modificação no perfil de participação dos segmentos, com destaque para quatro dormitórios tanto no total vendido como no lançado. “Esse nicho representou mais de 39% do total comercializado e um terço dos lançamentos de maio, e se aproximou da maior fatia, aquela pertencente ao de três dormitórios, com 40% das vendas. Ou seja, houve aderência nos lançamentos e conseqüente escoamento dos segmentos tradicionais no mercado nos últimos anos.”
As vendas nos primeiros cinco meses do ano foram de 15.611 unidades, representando incremento de 38,6% sobre o período de janeiro a maio de 2007 (11.261 imóveis). O indicador VSO médio de 2008 reflete esse crescimento, com ritmo de 15,7% ao mês, contra 12,4% registrado no mesmo período do ano anterior.
O aumento de participação do segmento de quatro dormitórios, em maio, não chega a se refletir nas vendas acumuladas no ano. Esse nicho representa 28,2% do total escoado. A maior fatia coube ao segmento de três dormitórios, com mais de 42%.
Alberto Du Plessis, vice-presidente de Tecnologia e Relações de Mercado, afirma que o mercado continua bem e o ritmo de vendas não foi afetado com a divulgação do comportamento dos índices de inflação nos últimos meses. “Vamos aguardar os números de junho para avaliar melhor o humor dos consumidores”, ponderou.
Informações fornecidas pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio – Embraesp demonstram que foram lançadas, entre janeiro e maio deste ano, na cidade de São Paulo, 12.512 unidades, total 25,5% superior ao que foi colocado em oferta nos cinco primeiros meses de 2007.
0 Comments:
Deixe o seu comentário. Agradecemos a sua visita