COMO VENDER O SEU IMÓVEL

Escolha a imobiliária por critérios técnicos – . Avalie as imobiliárias pelos serviços oferecidos, pela estrutura, profissionalismo dos corretores, ética, competência, conhecimento do mercado, credibilidade e meios de captação de potenciais compradores (anúncios em jornais, site na Internet, placas, rede de contatos, localização, etc.). É desejável a escolha de somente uma imobiliária para a venda, assim você poderá ter um bom controle do processo e poderá cobrar eficiência. Se algumas imobiliárias estão vendendo seu imóvel a responsabilidade é diluída e o trabalho de venda se inibe. Quando se estabelece a parceria, a imobiliária pode investir em publicidade, se sente responsável pela venda e se empenha muito mais. É enganoso pensar que quanto maior o número de imobiliárias trabalhando, maior são as chances de venda.
Faça uma avaliação criteriosa – Peça na imobiliária de sua confiança uma avaliação do valor de mercado do imóvel e estabeleça o preço de venda. Lembre-se que uma avaliação acima de mercado a princípio contenta e depois frusta por não se conseguir vender. Diga ao profissional da imobiliária que lhe atende em quanto tempo você espera vender. Fique ciente que um prazo médio de seis meses para venda é razoável e que se você demorar muito para vender estará perdendo a oportunidade de realizar outros negócios ou perdendo os juros de aplicação financeira. Por isso, considere para vender rapidamente, aceitar um valor um pouco menor e aplique convenientemente os recursos.
Forneça todos os dados – Plantas e dimensões do terreno, área interna construída, área externa construída, tempo de construção e situação da escritura e registro são dados necessários para o corretor. Outras informações como padrão de construção, tipos de acabamento, estado de conservação e distribuição interna deverão ser verificados no local em visita pelo corretor/captador. É muito importante que o corretor visite o imóvel antes de levar qualquer interessado, pois a primeira condição para vender é conhecer o produto.
Deixe colocar placa – É importante que a imobiliária escolhida por você coloque placa para facilitar os contatos para a venda. É desejável somente uma placa no imóvel para não depreciá-lo. Perto de 60% dos contatos de interessados em comprar são originários de placas. Não coloque placa com seu telefone, pois você provavelmente receberá muitas visitas e ligações telefônicas indesejáveis. Enderece estes contatos à imobiliária para triagem, que além de mais seguro as chances de realizar o negócio serão bem maiores.
Venda para o corretor – Se você não conseguir entusiasmar o captador/corretor, provavelmente, você terá dificuldades para vender o imóvel com ele. Algumas vezes, é necessário arrumar aquele problema de umidade, piso quebrado ou pintar o imóvel para que ele se torne um bom produto. Caso pense em adquirir um outro imóvel, considere a possibilidade de realizar uma permuta.
Trate o imóvel como um produto – É comum haver valores sentimentais associados ao imóvel, principalmente se este for moradia própria ou se o imóvel foi construído pelo proprietário. É usual, se construímos e gastamos muito nas fundações ou na terraplenagem que queiramos repassar tais custos para o preço de venda do imóvel. Esqueça esses fatores, pois quem vai comprar não pode, nem vai valorizá-los. O imóvel é um produto para quem vende e um sonho que se realiza para quem compra.
Programe as visitas – Estabeleça os horários que você pode ser contatado e, caso resida no imóvel que vai ser vendido, combine com antecedência com o corretor os horários e as rotinas de visitas com os potenciais compradores. Indague com o corretor sobre a capacidade de compra dos interessados.
Acompanhe o processo de venda – Exija da imobiliária um contato com freqüência máxima de 20 dias, posicionando-o do processo de venda, informando número de visitas, comentários dos clientes, número de propostas e possibilidades da venda. Se possível passe pela imobiliária de vez em quando. Muitas visitas e nenhuma proposta pode significar que seu imóvel está servindo para vender outros imóveis ou que há algum problema a ser sanado. Nenhuma ou poucas visitas pode refletir que o imóvel não está sendo convenientemente trabalhado pelo corretor, faltando publicidade, interesse, direcionamento de clientes ou o que é mais comum, que o preço está fora de mercado.
Deixe a negociação para a imobiliária – Se você residir no imóvel ou estiver presente durante a visita de um potencial comprador, procure não conversar especialmente sobre preços e condições comerciais. É comum negócios serem bloqueados pela interferência, mesmo que inocente, de proprietários.
Remunere com satisfação – Exija uma prestação de serviços eficaz e em contrapartida pague com estilo. Lembre-se que não são os 6% de comissão que inviabilizam a venda. São os 6% que viabilizam a venda através de serviços que agregam valor à transação, tais como: avaliação, captação, publicidade adequada, triagem dos interessados, interação positiva com os potenciais compradores, realização de negociação profissional, elaboração de contratos seguros, assistência a financiamentos, consultorias diversas e outros serviços agregados.
Exija profissionalismo – Para vender no preço de mercado e com segurança seu imóvel, contrate uma imobiliária ou um corretor de imóveis que prestem serviços profissionais e faça uma parceria vencedora. escrito por José Giordano www.jornaldosimoveis.com
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